Imersão Amazônia

PAIS

BRASIL

DIAS

14

NOITES

13

VALOR

$1850 USD

RESUMO

O interior da floresta amazônica é um lugar desejado apenas por aqueles que encontram em um caminho de busca pessoal, mesmo sem saber. Tenho certeza de que se você está lendo este texto, é porque já está preparado para vir conosco. Esta é uma viagem que tem como objetivo principal reconectar-se com os ciclos naturais, permitindo regenerar sua vida, seus pensamentos e suas ações. Para isso, projetamos um itinerário de 2 semanas que nos ajuda a fluir como o rio, neste caminho de reconexão.

Durante a primeira semana, vamos restabelecer essa conexão e separação entre nós (como indivíduos) e a natureza. Por meio de atividades simples, conseguiremos identificar que não somos entidades separadas, mas fazemos parte deste todo que chamamos de “natureza”. Em seguida, teremos nossa jornada de conexão entre processos, que será uma viagem de barco pelo rio Amazonas durante 30 horas, dormindo em redes, contemplando a paisagem e compartilhando as tradições com as pessoas locais. A segunda semana é dedicada a observar como as comunidades locais sobrevivem no meio da selva e convivem em total harmonia. Além disso, colaboraremos com eles participando de algumas atividades para as quais seremos convidados.

As visitas às comunidades ribeirinhas nos permitem fechar o ciclo de mudança, aprendendo a ser sustentáveis e autossuficientes. A viagem pelo Amazonas é uma busca de nós mesmos através das espécies, dos ritos, dos olhares e do sentir da própria natureza respirar.

Facilitador, desenho do roteiro e fotografia: Álvaro Fiore, fotógrafo, viajante, facilitador de experiências regenerativas e guia acompanhante com certificado em primeiros socorros avançados em zonas remotas.
Curador de experiências bioculturais: Alejo Heymo, Mestre em Turismo Sustentável pela Universidade do Meio Ambiente do México (UMA).

GALERIA

ROTEIRO

Bem-vindo(a) a Manaus, a porta de entrada para a selva amazônica. Ao chegar no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, iremos recebê-lo(a) com um delicioso café da manhã de boas-vindas para que você comece a sua viagem com energia. Em seguida, faremos um city tour pela cidade para que você possa conhecer de perto sua história, arquitetura e cultura. Durante o passeio, visitaremos o Teatro Amazonas, o relógio da cidade e o emblemático Mercado Público, onde você poderá experimentar a comida típica da região. Após uma manhã cheia de atividades, vamos levá-lo(a) ao hotel para que possa fazer o check-in e ter tempo livre para explorar os pontos turísticos próximos e desfrutar da gastronomia local.

Depois do café da manhã, vamos embarcar para a Reserva Juma, onde começaremos uma experiência única na selva amazônica. Durante o trajeto, poderemos apreciar o impressionante encontro das águas do Rio Negro e do Rio Solimões, que dão origem ao majestoso Rio Amazonas. Uma vez na reserva, você se desconectará do mundo moderno e se adentrará na selva, em uma experiência dedicada a se reconectar com a natureza. Durante três dias, você terá a oportunidade de desfrutar de diversas atividades, como canoagem, pesca, observação de flora e fauna, caminhadas na selva e identificação de espécies. Todas as refeições, incluindo opções vegetarianas, serão uma deliciosa oportunidade para saborear os sabores da selva. Se as condições permitirem, entraremos pelos canais para o interior da selva e teremos uma experiência única em contato com a natureza. Se você desejar uma aventura ainda mais intensa, poderá optar pela experiência de sobrevivência, aprendendo a pescar, criar utensílios e dormir na selva. No quarto dia, depois do almoço, retornaremos a Manaus para que tenha tempo livre e possa descansar depois desta experiência única na selva.

Depois de um delicioso café da manhã no hotel, partiremos em um veículo privado em direção à Reserva Presidente Figueiredo, localizada a 100 km ao norte da cidade de Manaus. Este lugar é conhecido por suas impressionantes cachoeiras, cavernas e paisagens de cinema. Uma vez lá, desfrutaremos de um dia inteiro em contato com a natureza, fazendo caminhadas pelas trilhas, nadando nas refrescantes cachoeiras e explorando os rios da área. Ao meio-dia, faremos uma parada para almoçar em um restaurante local. Depois de um dia cheio de aventuras, retornaremos a Manaus para passar uma noite de descanso em nosso hotel antes de embarcar em nossa próxima aventura no rio Amazonas.

Pela manhã, embarcaremos em um barco que nos levará ao longo do majestoso rio Amazonas por 30 horas, até chegarmos à pitoresca cidade de Santarém, no Pará. Este trecho da viagem marca uma transição, passando de um tempo de introspecção e conexão com a natureza para uma experiência mais social e cultural. Durante a viagem de barco, teremos a oportunidade de interagir com as pessoas locais, aprender sobre suas costumes e tradições, e mergulhar na vida cotidiana da região amazônica. Este é um momento perfeito para relaxar, refletir e desfrutar das vistas panorâmicas do rio e seu entorno natural.

Bem-vindos ao Pará! À tarde, chegaremos ao porto da cidade de Santarém, a segunda maior cidade do estado do Pará, onde um transporte estará nos esperando para nos levar a Alter do Chão, uma bela e tranquila comunidade localizada a cerca de 30 km da cidade de Santarém. Aqui, vocês terão a tarde e a noite livres para explorar a área no seu próprio ritmo. Nós recomendamos uma caminhada pela praia da Ilha do Amor, conhecida por suas águas cristalinas e sua beleza natural. Vocês também podem visitar o Lago Verde, um lugar mágico cercado por florestas e uma exuberante flora e fauna.

Além disso, sugerimos um jantar em grupo para compartilhar experiências e desfrutar da deliciosa comida regional. Se for fim de semana, podemos nos juntar a alguns dos eventos e festividades que costumam ocorrer na localidade, como a famosa noite do Carimbó, uma dança típica da região. Se vocês decidirem passar a noite, lembrem-se de que o transporte de volta e as bebidas não estão incluídos. Aproveitem o tempo neste lindo lugar!

Na manhã seguinte, nos prepararemos para começar nosso passeio pelas comunidades. Cruzaremos o rio Tapajós para nos dirigir à Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, onde visitaremos primeiro o CEFA (Centro Experimental de Floresta Ativa), pertencente à ONG Saúde e Alegria. Este centro é um local onde são realizados estudos, treinamentos e pesquisas sobre práticas produtivas e sustentabilidade que são replicados nas comunidades. No final da tarde, cruzaremos o rio Arapiuns para nos instalarmos na comunidade de Atodi, onde seremos recebidos pelas mulheres da cooperativa.

Durante os próximos dias, teremos a oportunidade de experimentar a deliciosa gastronomia local em todas as refeições servidas. Essas refeições estão incluídas no tour e são oferecidas pela comunidade que nos receberá, que se encarregará de nos mostrar sua cultura e tradições, e compartilhar conosco suas experiências e conhecimentos sobre a vida na Amazônia.

Depois de desfrutarmos um delicioso café da manhã, seguimos para uma das trilhas mais impressionantes de toda a viagem. Com um guia local, adentramos a floresta primária na Trilha das Castanheiras. Lá poderemos aprender sobre as diversas espécies de flora e fauna e descobrir histórias e costumes locais da selva. Também teremos a oportunidade de nos refrescar nas águas cristalinas de um Igarapé e apreciar a majestade do local. À tarde, visitaremos a casa de farinha de uma família local (local onde se elabora a farinha junto com sua horta) e teremos a oportunidade de participar de uma autêntica Farinhada de mandioca, onde aprenderemos sobre o processo de criação de farinha de mandioca (um dos principais produtos das comunidades) e poderemos colaborar em sua elaboração. Para encerrar este dia, à noite faremos uma pequena fogueira na praia do rio, onde desfrutaremos do céu estrelado e compartilharemos histórias e experiências com os outros viajantes.

Hoje começamos nossa navegação pelo rio Arapiuns em direção à comunidade Anã. Durante o trajeto, faremos uma parada na comunidade de Arimum para conhecer a elaboração de artesanatos feitos com folhas de Tucumã, uma técnica tradicional que tem sido adotada pela comunidade para venda em todo o Brasil e no exterior. Chegaremos à comunidade de Anã por volta do meio-dia, onde teremos um merecido descanso e desfrutaremos de um almoço tradicional preparado pelos locais. Lá, seremos recebidos por Dona Maria Odila, a fundadora do projeto MUSA (Mulheres Sonhadoras em Ação), que será nossa anfitriã e companheira nos próximos dias de nossa aventura na selva. À noite, dormiremos em um Redário (lugar de redes).

Café da manhã caseiro preparado pela comunidade. Aproveitaremos a manhã para visitar a comunidade e aprender sobre os projetos comunitários de piscicultura, meliponicultura e produção artesanal de alimentos para peixes. Vamos passar a manhã com Dona Maria e, após o almoço, retornaremos a Alter do Chão, fazendo uma parada na ponta do Cururú para ver o pôr do sol e provar o delicioso açaí local. Pernoite em um hostel em Alter do Chão.

Neste dia, você terá a oportunidade de escolher entre completar alguma atividade que não tenha conseguido fazer durante a viagem, explorar mais a comunidade de Alter do Chão ou simplesmente desfrutar das praias e lugares da cidade. Você também pode aproveitar para realizar alguma cerimônia ou ritual de despedida e compartilhar com os membros do grupo suas experiências e reflexões sobre a viagem. É um dia para relaxar e aproveitar antes de partir no dia seguinte.

Após o café da manhã, teremos a manhã livre para desfrutar de um banho na Lagoa Verde. Por volta do meio-dia, iremos para o aeroporto para pegar nosso voo de volta a Manaus. Durante o voo de aproximadamente uma hora, poderemos apreciar a vista da paisagem do rio Amazonas do ar. Ao chegarmos ao aeroporto de Manaus, faremos o check-in em nosso hotel e seguiremos para o Parque das Tribos. Este lugar é um território da cidade de Manaus que foi recuperado pela comunidade indígena para abrigar mais de mil famílias de 35 etnias diferentes. Lá, nossa guia e líder indígena, Vanda Witoto, nos receberá e nos contará sobre a luta de sua comunidade. Será um momento especial para compartilhar e nos despedirmos deles, enquanto encerramos nossa viagem.

Depois do café da manhã, infelizmente é o último dia desta maravilhosa aventura. Partiremos para o aeroporto de Manaus, onde nos despediremos da equipe que nos acompanhou durante todo o itinerário. Se algum dos viajantes precisar ficar mais tempo na cidade, podemos ajudar a organizar sua acomodação e alguma atividade adicional. Por favor, avise-nos com antecedência para que possamos fornecer a melhor assistência possível. Agradecemos a todos os viajantes por compartilhar esta experiência conosco e esperamos que tenham desfrutado da beleza e riqueza cultural oferecida pela região amazônica. Até breve!

INCLUIDO

NÃO INCLUIDO

REQUISITOS OBRIGÁTORIOS

DATAS E VAGAS

COMEÇA

Segunda-feira 02/10/2023 

FINALIZAÇÃO

Domingo

15/10/2023

8 VAGAS DISPONÍVEIS

 

Recomendamos a chegada um dia antes para garantir o início das atividades no dia programado.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE

Amazônia Biocultural é uma expedição projetada para aqueles que buscam experimentar, aprender, se divertir e se aventurar na natureza e nas comunidades ribeirinhas da selva amazônica. Durante nossa aventura, visitamos comunidades que mantêm seus conhecimentos e tradições ancestrais, enquanto nos concentramos na sustentabilidade ambiental. Não promovemos atividades que prejudiquem a fauna ou o meio ambiente.

Esta viagem não requer experiência ou treinamento físico especial, mas requer respeito, coragem e superação para enfrentar desafios como o calor, os insetos e os medos que possam surgir. A zona tropical pode estar sujeita a chuvas durante as atividades, mas só serão canceladas se forem consideradas perigosas pelo guia.

Você será acompanhado por um guia treinado em primeiros socorros avançados e por um guia local com mais de 10 anos de experiência em turismo de aventura. Se você estiver interessado em conhecer as comunidades ribeirinhas da Amazônia, em aprender sobre os ciclos naturais e busca uma aventura em contato com a natureza, então esta é a viagem perfeita para você.

Se tiver alguma pergunta adicional, por favor, não hesite em nos contatar e agendar uma entrevista.

Grupo máximo 12 pessoas.
Grupo mínimo 4 pessoas.

As atividades da viagem foram preparadas para viajantes com ou sem experiência. As atividades não possuem grandes exigências.

– Para confirmar su lugar, pedimos el pago de una seña del 20% del valor total.

– El 2do pago se realiza cuando se confirma el cupo o 3 meses antes de la partida.
– El último pago se realiza 1 mes antes de la partida.
Aceptamos pagos en Efectivo, Tarjeta de crédito o Transferências internacionales vía Western union.
Los cargos e impuestos corren por parte de cada viajero.

Entendemos que podem surgir questões pelas quais o viajante seja obrigado a cancelar a viagem. Para esses casos, contamos com a seguinte política de devolução:

Cancelamento por parte do cliente:

Se o aviso for com mais de 60 dias (2 meses) de antecedência à data de partida, será devolvido 100% do valor pago, exceto o valor correspondente ao sinal, que será retido como despesa administrativa. Se o aviso for entre 59 e 30 dias antes da data de partida, será devolvido 50% do valor pago, exceto o valor correspondente ao sinal, que será retido como despesa administrativa. Se o aviso for com 29 dias ou menos de antecedência à data de partida, não será feito nenhum reembolso. O cliente será responsável pelos encargos de gestão, impostos por transferências ou qualquer outro custo adicional que as devoluções possam implicar em caso de cancelamento da viagem.

Cancelamento por parte da Viajes para Buscadores:

Se a agência Viajes para Buscadores cancelar a viagem, será devolvido 100% do valor pago pelo cliente, ou será oferecida uma alternativa de datas ou destino para realizar a viagem. Se o cliente aceitar uma alternativa, não haverá reembolso.

Alterações de data ou destino por parte do cliente:

Se o cliente desejar fazer uma mudança de data ou destino com mais de 30 dias de antecedência, a mudança será feita sem custo adicional, sujeita à disponibilidade. Se o cliente desejar fazer uma mudança de data ou destino com menos de 30 dias de antecedência, poderá ser aplicada uma taxa adicional para cobrir os custos de reorganização do serviço.

No caso de o provedor de serviços ser obrigado a cancelar a viagem devido a causas de força maior, incluindo, mas não se limitando a, eventos naturais, pandemias, conflitos armados, distúrbios civis, greves, cancelamento de voos ou outras causas imprevisíveis que escapem ao controle do provedor de serviços, o cliente terá direito a um reembolso do valor pago pela viagem deduzindo o valor das passagens aéreas, se existirem, a menos que haja a possibilidade de reembolso total das mesmas. No entanto, o provedor de serviços não será responsável por perdas de receita ou despesas adicionais incorridas pelo cliente como resultado do cancelamento da viagem por causa de força maior. O provedor de serviços fará todo o possível para oferecer alternativas de datas ou destinos para realizar a viagem, desde que as condições o permitam.