O caminho do Buen Vivir

PAIS

PERU

DIAS

12

NOITES

11

VALOR

$1800 USD

RESUMO

Poucos lugares no mundo escondem tantos mistérios, paisagens exuberantes e uma comunidade tradicional tão receptiva quanto no estado do Amazonas, no norte do Peru. 

Conhecida como Andes Amazônicos, esta área geográfica reúne a vegetação da selva amazônica com suas florestas nubladas e montanhas com alturas que chegam a 3.000 metros acima do nível do mar. Também reúne as condições perfeitas para viajantes de aventura que procuram o contato com as comunidades locais, conhecimentos ancestrais e ligação com a natureza. 

Nosso roteiro de 12 dias e 11 noites busca te levar a um lugar onde através do turismo rural comunitário, de natureza e aventura, podemos nos conectar com a cultura pré-inca Chachapoyas, bem como com outras culturas que habitam nesta região. Com o objetivo de conseguirmos uma regeneração interna no pessoal e externa no social e ambiental. 

A viagem foi criada seguindo as premissas e compromissos do turismo regenerativo: 

– O grupo será acompanhado por um facilitador de vivências que promove momentos de reflexão e conexão. 

– Damos prioridade aos anfitriões locais. 

– Apoiamos projetos locais de regeneração e conservação ambiental. 

– Conheceremos e apoiaremos o trabalho de artesãos, agricultores e empresários locais, com prioridade para as mulheres. 

– Respeitamos os valores, horários e exigências de cada pessoa que faz parte deste roteiro. 

Cada detalhe, cada lugar, cada pessoa, cada momento deste itinerário foi cuidadosamente pensado e estudado para regenerar a nós e os demais. 

Desenho do roteiro: Marilyn Velásquez Alvarado, Guia de turismo regenerativo, nacida em Leymebamba. 

Curador de experiências: Alejo Heymo, Mestre em Turismo Sustentável pela Universidade do Meio Ambiente do México (UMA). 

Acompanhamento, co-design e Fotografia : Alvaro Fiore, fotógrafo, viageiro, facilitador de experiências regenerativas e guia acompanhante com certificado WAFA (primeiros socorros em áreas remotas).

GALERIA

ROTEIRO

Devido à distância e diversidade de combinações de voos para chegar a este local, sugerimos chegar com um dia de antecedência à cidade de Jaén. Refeições, atividades e hospedagem não estão inclusas neste dia, mas serão acompanhadas pelo guia.

De manhã nos encontraremos em Jaén, cidade de partida e ponto final da viagem. Nosso transporte privado nos levará por um caminho maravilhoso por aproximadamente 4 horas até a pequena vila de Cuispes, berço da cachoeira Yumbilla. Lá deixaremos nossos pertences e teremos um tempo de aclimatação e descanso. 

“O Almoço” será nosso primeiro encontro como comunidade itinerante. 

Depois, à tarde, caminharemos até a Fazenda do Sr. Nestor Puerta e participaremos de todo o processo artesanal de preparação da “chanaca” ou rapadura. 

Jantar não incluso. 

Pernoite no Yumbilla Ecolodge 

Espero que tenham descansado bem porque hoje teremos um dia cheio de adrenalina! 

Após o café da manhã, iremos para a floresta das Cachoeiras Gigantes de Cuispes para praticar canyoning (rapel em barrancos). E não importa se você não tem experiência! Este é um momento de aprendizado e aprimoramento para todos! 

– Inclui almoço box que será consumido no percurso. 

Depois de recuperar as energias, faremos um passeio pela floresta nebulosa passando por 3 quedas até chegarmos à majestosa cachoeira de Yumbilla “Corazón Enamorado” (a 5ª cachoeira mais alta do mundo). Ao longo do caminho, teremos que estar atentos à fauna da região, composta por uma variedade de aves e répteis, entre muitos outros como o galo-da-rocha, o macaco lanudo-de-rabo-amarelo, o tucano , o papagaio de alta altitude assim também como bicho preguiça. 

Jantar não incluso 

Pernoite no Yumbilla Ecolodge.

Café da manhã incluso 

Após o café da manhã, traslado a Churuja para a hospedagem Rural Maray. 

Pela manhã teremos uma experiência culinária nas margens do Rio Utcubamba e encontro com Marilyn Velásquez, designer de experiências transformadoras e regenerativas. Este dia nossa anfitriã Teresa e seus colaboradores compartilharão com você toda a arte e cultura culinária local, você terá a oportunidade de vivenciar o uso do principal artefato da cozinha pré-hispânica como “maray”. Você conhecerá as principais plantas aromáticas da gastronomia amazonense, a cesta de mantimentos, tudo sobre a comida dos tropeiros (conhecida por nós como marmita), preparação de pratos no pátio da cozinha e a preparação da mesa chamada «tishcob», e por fim, aproveitar a comida deliciosa! 

Almoço incluso 

À tarde, atividade livre, é proposta uma caminhada de 20 minutos até a cachoeira 

Ashpachaca 

Após o café da manhã iremos visitar o tesouro escondido da comunidade Cuemal. Na praça da cidade seremos recebidos por Hilaria e Edita, que nos receberão e iniciarão a experiência “Primeiro Deus, Depois o Campo”. Com eles aprenderemos toda sua sabedoria ancestral sobre como semear com a lua, seu alimento, a importância das plantas medicinais, a conexão com a natureza através de canções e flores, como o solo é recuperado, a importância de plantar água e muito mais! Além disso, desfrutaremos de um delicioso almoço no campo. Almoço incluído. Após a atividade de agroturismo, continuamos nossa rota para Magdalena até o hotel Utcubamba River Lodge. Jantar não incluído. Pernoite incluído em quarto duplo no Utcubamba River Lodge. 

Café da manhã incluso 

Após o café da manhã, sairemos na estação de embarque do primeiro sistema de teleféricos do Peru, os teleféricos nos levam a Malca, onde começa a subida a Kuelap. 

Kuelap, o centro arqueológico mais importante do nordeste peruano, foi construído pela cultura Chachapoya por volta do ano 800 dC. e é caracterizada pelas estruturas monumentais de enormes pedras que cobrem uma área de 6 hectares no topo do Cerro Barreta a mais de 3000 metros acima do nível do mar. A partir daqui é possível observar a sua relação com um ambiente natural caracterizado pela floresta nublada. 

Almoço incluído na casa da Sra. Teudula, onde você desfrutará da refeição cercado por uma vista deslumbrante para as montanhas. 

Após o almoço, visitaremos o sítio arqueológico Macro, de Tingo Nuevo percorreremos um caminho de freio e atravessaremos o rio utcubamba em Huaro para encontrar Jesús e sua família, que explicarão seu projeto Eco Finca e desfrutaremos de suas atividades diárias. Assim como a caminhada até os edifícios Macro ou você também pode combinar um passeio de barco até uma determinada parte do rio Utcubamba e depois continuar com a caminhada até chegar ao alojamento. 

Jantar não incluso. 

Pernoite incluído em quarto duplo no Utcubamba River Lodge. 

Café da manhã incluso 

Após o café da manhã partiremos para a Amazilia, um projeto de conservação voluntário, a poucos minutos de Kuelap, no meio do Vale do Utcubamba. Eles trabalham com a proteção de 3 ecossistemas (florestas secas, montanhosas e úmidas) distribuídos entre 1750 e 2700 metros acima do nível do mar. Esta grande biodiversidade abriga mais de 140 espécies de aves, 6 endêmicas, 24 beija-flores, incluindo o famoso e ameaçado beija-flor de cauda espátula (Loddigesia mirabilis). 

Aqui também se produz o Café Amazilia, café especial, sustentável e orgânico. Na nossa visita guiada você conhecerá a cadeia produtiva do café, da planta à xícara. 

Almoço não incluído em Milpuj – La Heredad. 

Após o almoço conheceremos a Área de Conservação Privada Milpuj, um projeto criado por Perico e sua mãe, Lola. Aqui caminharemos pelas trilhas interpretativas e Perico explicará o objetivo de conservar um ecossistema específico, a Floresta Estacionalmente Seca. Na reserva, a trilha interpretativa é cercada de Natureza, História e Cultura. Para contribuir, teremos a experiência de plantar uma árvore nativa, contribuindo assim para a recuperação da floresta. 

Jantar não incluso 

Pernoite incluso em quarto duplo e triplo na hospedagem da ACP Milpuj. 

Café da manhã incluso 

Após o café da manhã visitaremos os Mausoléus de Revash, no caminho, um pouco árido e íngreme, poderemos observar outros mausoléus e uma paisagem fantástica de longe. Esta é uma forma de enterro adotada pela cultura local. Os mausoléus foram encontrados no meio do morro, Eles acreditavam na vida além da morte. 

Almoço não incluso 

Após o almoço, teremos uma experiência de cocriação no tradicional tear backstrap, com Isabel. Com ela você aprenderá todo o processo da arte têxtil dos ancestrais Chachapoyas. 

Jantar não incluído. 

Pernoite incluso em quarto duplo na Casona de Leymebamba. 

Café da manhã incluso. 

Após o café da manhã, visitaremos o Atuen Canyon (2500 msnm) onde teremos uma experiência de observação de pássaros como o Condor Andino, o Tucano da Montanha, o Anjo-Sol com garganta de ametista, entre outros. Após o avistamento, visitaremos o Museu Leymebamba, onde podemos aprender tudo sobre a impressionante história do Chachapoya na Laguna de los Cóndores (a visita é interativa). O museu inclui mais múmias do que qualquer outro museu no Peru e aprenderemos sobre o espírito guerreiro dos Chachapoyas e sua relação com os Incas. Também aprenderemos sobre as diferentes técnicas com as quais os Chachapoyas preparavam seus mortos para o descanso eterno, como sarcófagos, nichos e mausoléus. Além disso, você poderá apreciar uma importante coleção de Quipus (sistema de registro, contabilidade e envio de mensagens) do período Chachapoya Inca

Após esta visita, viajaremos para a antiga cidade de Chachapoyas, localizada a aproximadamente 2 horas de Leymebamba, para conhecer Elicho, nosso próximo anfitrião, e nos preparar para nossa experiência no dia seguinte. 

Almoço e jantar não inclusos. 

Pernoite na Pousada Don Elicho 

Café da manhã incluso 

Após o café da manhã, visitaremos o mercado Chachapoyas, para fazer um tour e conhecer os produtores onde obteremos alguns suprimentos para sua preparação e degustação. Depois partimos para o encontro de co-criação com mulheres ceramistas de Huancas. A apenas 10 km de Chachapoyas, a cidade de Huancas conserva nas mãos de suas mulheres a tradição de usar o barro que serve para representar, como há séculos, os motivos geométricos que sempre caracterizaram os homens deste canto do mundo. A simplicidade da obra contrasta com a variedade de elementos que o barro e o calor são capazes de criar como testemunho de tempos remotos. Hoje, a tranquilidade desta vila de artesãos é o cenário perfeito para meditar com a impressionante vista do cânion Huanca Urco. Esta feição geográfica fez parte do percurso tropeiro que levou caravanas de mulas carregadas com sal-gema das minas de Yurumarca. Huancas foi declarado Patrimônio Cultural da Nação em 2012. 

Desta vez, o almoço estará incluído, mas fará parte de uma experiência ggastronômica sensorial em conjunto com o nosso anfitrião/chef. Depois, com as refeições prontas, nos sentaremos para fazer um piquenique com a incrível vista do canyon Huancas Urco. 

Também aprenderemos a ppreparar nossos próprios coquetéis. 

Após a atividade, teremos a tarde livre com atividades opcionais de aventura ou reconexão com a floresta. Ao pôr do sol voltamos à cidade de Chachapoyas. 

Jantar não incluso 

Pernoite na Pousada Don Elicho 

Café da manhã incluso e manhã livre na cidade de Chachapoyas para quem quiser conhecer os arredores, conhecer lugares para almoçar, comprar souvenirs ou simplesmente dormir até mais tarde! 

Após o almoço, preparamos a cereja do bolo! Seguiremos para Cocachimba, onde seremos recebidos pelo nosso próximo anfitrião no Gallito de las piedra. À tarde, teremos tempo livre para apreciar a incrível paisagem de Cocachimba com atividades opcionais como visita ao refúgio do beija-flor-rabo-espátula, área de conservação de aves e plantas nativas no vale das cataratas, visitas guiadas, piquenique e piscina natural para passar o dia. 

Almoço e jantar não inclusos 

Pernoite em 2 quartos duplos na Pousada Gallito de las Rocas. 

Café da manhã incluso. 

Dia de caminhada até a cachoeira Gocta, a terceira mais alta do Peru. Uma das rotas mais energizantes da nossa viagem, passando pelos 6 mirantes que se encontram ao longo deste percurso de quase três horas com vistas diferentes desta espetacular cascata. Nesta rota você pode ver vários insetos, borboletas, orquídeas e flores; e nas seções mais silenciosas, se você tiver sorte você poderá ver o galo da rocha ou o colibri de cauda colhereiro. 

Almoço e tarde livre em Cocachimba com atividades opcionais. 

Jantar de despedida na fogueira. 

Pernoite em 2 quartos duplos na Pousada Gallito de las Rocas. 

Café da manhã incluso. 

Após o café da manhã, teremos o transfer retorno para a cidade de Jaén, para pegar o voo às 13:00 conjuntamente com o guia. 

Fim de nossos serviços. 

INCLUÍDOS

NÃO INCLUÍDOS

REQUERIMENTOS OBRIGATORIOS

INFORMAÇÃO IMPORTANTE

Porque deveria fazer esta viagem? É a viagem certa para mim?

O caminho do Buen vivir é uma viagem preparada para quem deseja se conectar com o conhecimento ancestral das comunidades que ainda continuam as suas tradições de cultivo da terra e elaboração de produtos artesanais. É também uma viagem preparada para quem procura um desafio um tanto físico. Por ser uma viagem que acontece em uma geografía de altura é importante ter uma preparação física moderada e estar preparado para os desafios do caminho.
Al estar em uma área de clima sub-troplical, pode acontecer de chover no meio de uma atividade. A chuva, faz parte do ordem natural das coisas, por tanto dependiendo da perigrosidade da atividade, pode ser cancelada.
Se você é uma pessoa que tem interesse em conhecer mais sobre as comunidades andinas, cultura, tradições e alem procura uma viagem de aventura com muito contato com a natureza, então está escolhendo a viagem certa.